segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MEDIA DIGITAIS E SOCIALIZAÇÃO - PORQUÊ E PARA QUÊ?


Esta disciplina insere-se no currículo, como disciplina opcional, do curso de mestrado em gestão da informação e bibliotecas escolares (MGIBE), em boa hora proporcionado pela Universidade Aberta.

Pretendo explicar, de forma sucinta, as razões pelas quais optei por frequentar esta disciplina.

Antes de mais, por uma evidência, que só não vê quem não quer ou anda muito distraído por este mundo: as tecnologias vieram para ficar, impuseram-se no nosso modus vivendi e não há volta atrás (a menos que haja um cataclismo tal que tenhamos de voltar às formas primitivas de vida, mas não conto com esse cenário como muito provável, nos tempos mais próximos!).

Dentro das tecnologias que invadem diariamente as nossas vidas, para o bem e para o mal, temos essa invenção fantástica chamada Internet. Pessoalmente, ainda que contenha muito "lixo", "ruído" e perigos vários, a Internet é uma porta única e enorme para o mundo, uma porta que abre tantas portas que nem sabemos por onde começar a avançar!

A nível profissional, estes dois factos interferem cada vez mais nas formas como aprendemos e ensinamos e, portanto, afigura-se-me urgente compreender, o melhor e mais precocemente possível, os meandros que configuram esta nova era de aprendizagem e comunicação. Eis que surge esta disciplina, oportuna e inquietante, à qual não pude deixar de aderir.

Ao longo de umas quantas entradas, irei partilhar aqui as minhas reflexões sobre o que for aprendendo.

Boa viagem!

Sem comentários: