domingo, 1 de fevereiro de 2009

ACTIVIDADE 2: TERMINOLOGIA DA CULTURA DIGITAL II


Passo a apresentar o conjunto de termos que tomei a meu cargo definir, no que foi o meu modesto contributo para a construção de um amplo glossário temático:


Blogosfera
Quarta, 5 Novembro 2008, 23:44

Comunidade composta por todas as pessoas que fazem, disponibilizam e visualizam os blogues e seus conteúdos.
V. TB. Blogs

Blogs
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:20

Abreviatura de "web log". Espécie de página pessoal ou diário online escrito por utilizadores individuais, empresas e, cada vez mais, organizações noticiosas. Os temas vão desde diários pessoais até pensamentos sobre interesses e assuntos específicos ou temas políticos ou de teor intelectual.

Data access
Quarta, 5 Novembro 2008, 23:40

Acesso a dados. Possibilidade que os utilizadores têm de ler, escrever, modificar ou apagar dados ou informações.

Digital Natives
Segunda, 3 Novembro 2008, 17:28

Pessoas nascidas e criadas em ambientes digitais (com uso corrente de telemóveis, leitores de MP3, webcams, computadores, Internet...), movendo-se naturalmente e sem dúvidas nesse meio, usando-o para interagir e comunicar com os outros e aceitando-o como parte integrante das suas vidas.

Digital tatoos
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:21

Tatuagem digital: conteúdo mantido no ciber-espaço (Internet) cuja remoção definitiva é difícil de ser feita, mesmo quando o conteúdo original o é.

Facebook
Segunda, 3 Novembro 2008, 22:44

Sítio de interacção social que conta com mais de 64 milhões de membros (dados de Fevereiro de 2008). Iniciado em Harvard, mas sendo posteriormente aberto a outras universidades, em 2004, expandiu-se para escolas secundárias em 2005 e junto do público em geral em 2006. É possível carregar conteúdos textuais e fotos, juntar-se a grupos de partilha de interesses comuns e escolher "amigos". A composição dos perfis obedece a uma estrutura comum, mas pode ser inserida uma ampla variedade de conteúdos para os personalizar, por meio do uso de aplicações.

Friends
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:21

"Amigos virtuais": funcionalidade presente em todas as redes de interacção social; os utilizadores acumulam "amigos" (outros utilizadores com perfis aos quais estão ligados) que gozam de privilégios especiais, tais como aceder aos perfis e às fotos dos "amigos" ou fazer comentários públicos aos mesmos. Os utilizadores têm acesso a filtros de privacidade com vários níveis de sofisticação que lhes permitem controlar quem pode ver o quê nos seus perfis.

Ownership
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:22

direito de propriedade: dilema filosófico de pertinência crescente, dirigido para o que pode ser alvo do direito de propriedade, quem pode reclamar esse direito e durante quanto tempo. Outro assunto relacionado reporta-se aos modos como o trabalho alvo de direito de propriedade deve ser tratado na era da Internet, a qula proporciona novoas canais de distribuição da informação.
Vide tb. Intellectual Property.

Rip
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:22

Abrev. de raster image processor. Transferência de material digital de formatos media (CD, DVD) para o disco rígido do computador. Termo referente à duplicação ilegal de material com direitos de autor, visto que a sua protecção pode ser removida enquanto o resto do material (canção ou filme) é transferido.

Search engines
Quinta, 6 Novembro 2008, 18:22

Mecanismos de pesquisa: serviços utilizados para pesquisar informação através do recurso a palavras-chave. É uma das mais vulgarmente utilizadas ferramentas da Internet, organizando uma enorme série de informações em listas ordenadas baseadas na relação com palavras-chave, segundo determinados algoritmos.


Webmaster
Quarta, 5 Novembro 2008, 23:42

Administrador Web. Pessoa com a responsabilidade de manter um sítio web (por exemplo, pela actualização ou criação de documentos) ou por zelar pelo bom funcionamento de um servidor web.

WWW - World Wide Web
Quarta, 5 Novembro 2008, 23:52

É o sistema que se baseia na utilização de hipertexto, permitindo a pesquisa de informação na Internet, o seu acesso e a sua visualização. Utiliza a linguagem HTML - Hypertext Markup Language - e o protocolo HTTP - Hypertext Transfer Protocol (vide Hypertext) para apresentar, textos, gráficos, som e vídeo.

Sem comentários: