quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ACTIVIDADE 4: GRELHA DE ANÁLISE DE SITES SOCIAIS DE JOVENS IV

Passo a transpor dois comentários por mim feitos relativamente aos dois trabalhos feitos pelos outros dois grupos:
Re: Grupo 1- Myspace
Domingo, 18 Janeiro 2009, 18:38

Olá colegas,
Achei interessante os dados que veiculam, no início do vosso trabalho, acerca da adesão a um SNS por países (O Orkut no Brasil, o Hi5 em Portugal), as razões por que tal acontece e as estratégias comerciais que têm de ser tidas em conta se se quiser combater e vencer essas hegemonias (nunca tinha pensado neste aspecto, apesar de ter a consciência de que o Hi5 é, de facto, extremamente popular em Portugal, sobretudo junto dos adolescentes).
Também gostei da vossa descrição "geral" do MySpace, bastante completa. Percebe-se que é um SNS com algumas especificidades e mesmo complexidades, o que talvez explique a menor adesão dos jovens portugueses, nomeadamente em detrimento do Hi5, que é mais simples.
Tinha já a ideia de ser este um espaço muito usado por artistas, por verificar, nas minhas compras musicais, as constantes referências aos espaços digitais dos artistas no MySpace.
Partindo da apresentação que fazem dos perfis visitados, verifico que as razões que presidem ao uso do MySpace são mais "maduras" do que as presentes, por exemplo, no Hi5, tal como as estratégias de comunicação passarem pelo bilinguismo, ao contrário do que verifiquei no Hi5, que tem a tal dimensão comunitária (amigos, família, gente mais próxima, fisicamente ou por afinidades) que referiram. Também o facto de o seu acesso ser restrito a menores de 18 anos explica isto.
Em suma, aprendi e fiquei a conhecer melhor este SNS, por isso, fizeram um bom trabalho. Obrigada!
Re: Trabalho - Grupo 2
Domingo, 18 Janeiro 2009, 18:58

Olá grupo 2,
Apreciei bastante a vossa exposição, que me pareceu ampla e bem fundamentada. Não vou desenvolver mais este aspecto, pois tanto a Cecília como a Carla já o fizeram e não faria mais do que repetir o que disseram.
O nosso grupo (3) também analisou este SNS e temos bastantes pontos em comum, mas também houve aspectos diferentes a ser observados, o que só enriquece a percepção que temos do Hi5 e complementa os conteúdos de cada apresentação.
Achei particularmente pertinentes os comentários que fazem na conclusão, nomeadamente os que se referem à necessidade que temos, enquanto coordenadores de BE, espaço por excelência do uso dos SNS por parte dos nossos alunos, de conhecer as suas estruturas e os modos de interacção que os jovens utilizam. Também o aspecto da informação/ formação a facultar aos alunos e encarregados de educação me parece da máxima importância (confesso que fiquei chocada com o relato que a Carla fez, parece-me impossível que o grau de inconsciência possa atingir patamares tão perigosos).
Continuação de bom trabalho.

Sem comentários: